Realizado no último sábado, dia 26 de julho, o BJJ Stars 16 – Em Chamas trouxe alguns dos principais nomes do Jiu-Jitsu internacional para o seu tatame e promoveu mais um show para os fãs na cidade de São Paulo, com seis lutas casadas e um eletrizante GP absoluto sem kimono valendo o cinturão da categoria e a premiação em dinheiro de cem mil reais.
Atleta de renome da Gracie Barra, Pedro Marinho foi o grande nome da noite de lutas do BJJ Stars, se tornando campeão absoluto sem kimono após usar sua pressão para superar três duros oponentes na chave do GP. Começando nas quartas-de-final, Pedro usou tentativas de queda e pegada de costas além de botes no armlock voador e estrangulamento para vencer Devonthe Johnson na decisão e repetiu a dose na semifinal, sempre caminhando para a frente para convencer os jurados e superar Fabricio Andrey. Já na finalíssima, Pedro encarou Yatan Bueno, que superou Roberto Cyborg e Haisam Rida na chave, e imediatamente se viu preso em um duelo exaustivo, buscando sempre avançar e se chocando contra as defesas de seu adversário. A resolução veio no sexto minuto do confronto, com Pedro contragolpeando uma investida de Yatan com um ataque muito preciso na guilhotina, ganhando os três tapinhas para ficar com o título.
Nas lutas casadas, Julia Alves superou a rival Ana Rodrigues em duelo definido nos detalhes. Jogando por baixo, Julia mostrou muito refino técnico ao rechaçar os ataques e tentativas de passagem de Ana, que acabou desacelerando um pouco demais na reta final do confronto e foi penalizada por falta de combatividade. Desta forma, Julia Alves conquistou a vitória por 1 a 0 nas vantagens.
Antes, a faixa-preta da Fratres Thalyta Silva derrotou Helena Crevar e trouxe o cinturão de médios do BJJ Stars para junto de seu recém-conquistado título mundial na mesma divisão. Mostrando sua estratégia, Thalyta conquistou os pontos da vitória em um dos primeiros lances da partida, levando Helena para baixo com um single-leg para contabilizar dois pontos. A partir dai, Thalyta exerceu sua pressão para controlar a luta por cima e rechaçar os eventuais botes de finalização da americana para ficar com a vitória nos pontos.
Na divisão de leves, Meyram Maquiné usou seu jogo agressivo para levar a melhor sobre Leonardo Souza. Sempre lutando para a frente, Meyram trouxe perigo durante vários momentos da partida ao tentar quedar, passar e pegar as costas e acumulou se colocou à frente no placar com três vantagens. Atrás no placar e com sua meia-guarda sob constante ataque pelo atleta da Soldiers, Leonardo usou uma tentativa de passagem para voltar a ficar de pé, mas Meyram manteve a pegada em uma das pernas e prontamente derrubou seu adversário, garantindo os dois pontos da vitória.
Ainda no card, Sergio “Pichilinga” Rios usou um estrangulamento de gola para finalizar Luis Marques, Pablo Oliveira quedou Mateo Ruiz para vencer nos pontos, e Lívia Barasine abriu a caixa de ferramentas para chegar na montada e sair com a vitória sobre Eduarda Muniz no armlock. Confira os resultados completos do BJJ Stars 16 abaixo, e fique ligado no BJJPress para todas as principais notícias do mundo do Jiu-Jitsu.
BJJ STARS 16 – EM CHAMAS
SÃO PAULO, BRASIL
26 DE JULHO DE 2025
GP ABSOLUTO SEM KIMONO
Final
Pedro Marinho finalizou Yatan Bueno na guilhotina (6:10)
Semifinais
Pedro Marinho venceu Fabricio Andrey na decisão
Yatan Bueno venceu Haisam Rida por 2 a 0 nos pontos
Quartas-de-final
Pedro Marinho venceu Devonthe Johnson na decisão
Yatan Bueno venceu Roberto Cyborg na decisão
Fabricio Andrey venceu Javier Zaruski por 8 a 2 nos pontos
Haisam Rida finalizou Eli Braz no mata-leão (1:34)
SUPERLUTAS
Julia Alves venceu Ana Rodrigues por 1 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos
Thalyta Silva venceu Helena Crevar por 2 a 0 nos pontos
Meyram Maquiné venceu Leonardo Souza por 2 a 0 nos pontos
Sergio Rios finalizou Luis Marques no estrangulamento de gola (2:14)
Pablo Oliveira venceu Mateo Ruiz por 2 a 0 nos pontos
Lívia Barasine finalizou Eduarda Muniz no armlock (5:58)