Harryson Pereira ataca no braço de Marcus Scooby. Foto: João Baptista
Torneio organizado por Dedé Pederneiras, líder da Nova União, o BJJ Clubes volta para sua segunda temporada após uma estreia interessante no ano de 2024. Na proposta inicial, a disputa unia times de futebol com um torneio de Jiu-Jitsu. O Botafogo foi o grande campeão, mas o formato não persistiu.
Em 2025, o BJJ Clubes debutou no dia 3 de agosto, direto de Brasília, reformulado e trazendo as rivalidades entre clubes de Jiu-Jitsu para o tatame do evento transmitido pelo UFC Fight Pass. Oito times foram escalados para a temporada, e quatro deles entraram em ação no torneio inaugural. GFTeam, Ataque Duplo, Alliance e Almeida Jiu-Jitsu abriram o chaveamento do campeonato, que irá premiar o clube vencedor com 500 mil reais no fim da temporada.
O formato das lutas se iguala ao da primeira temporada, com cada time integrado por cinco atletas, entre homens e mulheres, dividos por peso. O time que vencer mais duelos no confronto direto fica com a vitória e a vaga, tal qual o tradicional Brasileiro de Equipes da CBJJ, torneio descontinuado pela Confederação após sua última edição, em 2019. Vale ressaltar que as pontuações em formato bem similar ao da AJP, com pontos e vantagens somados juntos.
Na primeira disputa do dia, a equipe Ataque Duplo entrou como azarona contra a multiplavezes campeã mundial Alliance, e conseguiu se sagrar vencedora no último duelo direto. A Ataque Duplo saiu na frente com a abstenção de Rerisson Gabriel da Alliance, que não bateu o peso e deixou a Ataque Duplo com 1 a 0. Em seguida, dois sucessos consecutivos da Ataque Duplo com Vitória Ulrich e Lucas Maquiné. A Allaince ainda ensaiou uma reação com vitórias de Vinicius Martins, Leo Ferreira e AManda Hening, empatando em 3 a 3. O último combate iria decidir, com Harryson Pereira da Ataque Duplo encarando Marcus Scooby, da Alliance. Com jogo de pressão por cima, Harryson aculumou três vantagens e venceu Scooby para garantir a vaga do seu time nas semifinais.
Em seguida, a equipe GFTeam levou a melhor sobre a Almeida, no mesmo placar de 4 a 3, vencendo no último duelo entre times. A GFTeam saiu na frente com Warly Silva e Julia Alves, com a Almeida empatando nas vitórias de Julio Arantes e Felipe Ribas. Léo Lara virou para a Almeida, mas Gisele Menezes voltou a empatar o placar de times, em 3 a 3. No último combate, Victor Honório venceu Sean Goolsby com uma vantagem por tentativa de queda, concluindo o combate em 1 a 0.
Com isso, GFTeam a Almeida chegam às semifinais. Na proxima edição, agendada para o mês de setembro, no Rio de Janeiro, teremos Gracie Barra, Nova União, Double Five e Infight no páreo, buscando as duas últimas vagas. Confira os resultados completos abaixo:
Ataque Duplo (4 x 3) Alliance
Josué Braga (Ataque Duplo) venceu Rerisson Gabriel (Alliance) por desclassificação (Peso)
Vitória Ulrich (Ataque Duplo) venceu Thamyres Tavares (Alliance) por 4 a 1
Lucas Maquiné (Ataque Duplo) venceu Leo Santos (Alliance) por 10 a 6
Vinicius Martins (Alliance) venceu Gabriel Caboja (Ataque Duplo) por 1 a 1
Leo Ferreira (Alliance) venceu Manoel Tofeu (Ataque Duplo) por 9 a 0
Amanda Hening (Alliance) venceu Simone de Abreu (Ataque Duplo) por 1 a 0
Harryson Pereira (Ataque Duplo) venceu Marcus Scooby (Alliance) por 3 a 0
GFTeam (4 x 3) JFC Almeida
Warly Silva (GFTeam) venceu Klaus Meine (JFC Almeida) por 7 a 6
Julia Alves (GFTeam) venceu Maria Luiza Nunes (JFC Almeida) por 4 a 2
Julio Arantes (JFC Almeida) finalizou Artur Oliveira (GFTeam) no estrangulamento arco-e-flecha
Felipe Ribas (JFC Almeida) finalizou Josete “Zetinho” (GFTeam) no mata-leão
Léo Lara (JFC Almeida) venceu Lucas Laet (GFTeam) por 5 a 0
Gisele Menezes (GFTeam) venceu Ana Beatriz Silva (JFC Almeida) por 12 a 1
Victor Honório (GFTeam) venceu Sean Goolsby (JFC Almeida) por 1 a 0