Foto: IBJJF/Divulgação
Com rumo traçado para a cidade de Costa Mesa, conhecido reduto do Jiu-Jitsu na Califórnia, o IBJJF GP No-Gi Absolute 2026 é um dos grandes eventos que prometem esquentar o início deste ano. Marcado para o dia 26 de fevereiro, o evento traz uma seleção de oito atletas para montar sua chave de peso aberto, colocando veteranos consolidados e novatos promissores em rota de colisão pela bagatela de 50 mil dólares. Dentre os competidores confirmados, destacam-se o brasileiro Victor Hugo e o americano Devhonte Johnson, que se juntam a Javier Barter, Michael Pixley, Nick Hartman, e mais três nomes que serão revelados pela federação nos próximos dias.
Representante da Six Blades, Victor Hugo ingressa na chave como o nome a ser batido. Bicampeão mundial sem kimono com título no Pan No-Gi, além de suas muitas outras conquistas no Jiu-Jitsu tradicional, VH chega para a disputa após fazer uma temporada mais cadenciada em 2025, com destaque para sua vitória por finalização sobre Nicky Rod na luta principal no UFC FPI 10 e para sua atuação no palco do CJI 2, onde se juntou a Rod e à equipe da B-Team para finalizar Fabricio Andrey e Belal Etiabari, além de empatar em bons duelos contra Dante Leon e Vagner Rocha.
O outro destaque fica para o americano Devhonte Johnson, que vem de boa fase e promete complicar ainda mais a chave do evento. Campeão absoluto do Pan-Americano sem kimono de 2024, com títulos também no Mundial e Europeu sem pano, o faixa-preta da Unity abriu a temporada com boa atuação no Polaris 31, passando por nomes como Jozef Chen e Santeri Lilius na disputa, ajudou a equipe Al Leone a morder o bronze na final do AIGA Champions League com duas vitórias por finalização, e ainda conseguiu superar Gutemberg Pereira no WNO 30 para estreiar com vitória na organização e encerrar o ano com chave de ouro.
O evento conta ainda com o panamenho Javier Barter, faixa-preta da Renzo Gracie Academy que vem muito embalado após conquistas consecutivas de título no Pan-Americano e Mundial sem kimono de 2025; o americano Michael Pixley, faixa-marrom de Jiu-Jitsu pela Pedigo Submission Fighting com base no judô que despontou no ADCC 2024 e confirmou seu talento na divisão de super-pesados do Mundial No-Gi do ano passado; e Nick Hartman, faixa-marrom americano da Zenith que também deixou sua marca no circuito sem kimono da IBJJF em 2025, com duplo ouro no Pan, prata no absoluto do Europeu e conquista de título no Mundial. Vale lembrar que o IBJJF GP No-Gi Absolute 2026 tem mais três nomes para revelar nos próximos dias, então fique ligado no BJJPress para ficar por dentro de todos os desdobramentos.











