BJJ Stars 15: Mica Galvão fica com título dos médios; Confira

De volta ao tatame do BJJ Stars no último sábado, dia 26 de abril, Mica Galvão ficou com o título dos médios após sua atuação no GP sem kimono do BJJ Stars 15 – The History, superando o perigoso Roberto Jimenez na finalíssima. O evento foi realizado na Arena Mercado Livre, localizada dentro do complexo Pacaembu na cidade de São Paulo, e contou também com cinco lutas casadas recheadas de ação, incluindo defesas de cinturão bem-sucedidas por Erich Munis e Gabi Pessanha.

Considerada a disputa principal do evento, o GP sem kimono de pesos médios contou com oito atletas talentosos do cenário internacional. Vindo de uma excelente temporada em 2024, com direito à conquista do sonhado “Super Grand Slam” após duelos eletrizantes e inúmeras finalizações durante toda a temporada, Mica Galvão mostrou um lado muito mais conservador em sua ascenção na chave do GP, primeiro superando o veterano do ADCC Jon Blank com uma passagem para montada nas quartas-de-final, e depois levando a melhor sobre Elijah Dorsey na decisão em semifinal equilibrada e sem muitos riscos.

Do outro lado da chave, o equatoriano Roberto Jimenez avançava com muita fome de vitória. Escalado para o GP com menos de uma semana para substituir Gabriel Almeida, o “El Natural” conseguiu bater o peso e entregou grandes duelos na capital paulista, começando com uma verdadeira guerra de tentativas de queda e finalizações com Izaak Michell. Com a primeira vitória conquistada na decisão, Roberto voltou ao tatame e ficou frente-a-frente o duro Oliver Taza durante a semifinal, protagonizando mais uma rodada de trocação em pé e no chão antes de pegar as costas e sair com a vitória nos pontos.

Com duas potências em rota de colisão, a final foi o ponto alto da noite. Abandonando o jogo democrático que usou para subir na chave, Mica entrou no confronto com a mesma energia que o levou a se tornar um dos maiores nomes do esporte, rapidamente atacando com um armlock após ser quedado no double-leg. Roberto conseguiu evitar a finalização e Mica continuou jogando por baixo, usando sua meia-guarda para frear o adversário enquanto buscava o bote certo para encerrar o duelo. A oportunidade não demorou para chegar e Roberto, ao avançar para tentar uma passagem, acabou se expondo demais e o manauara não perdoou, dominando a perna para desequilibrar o oponente e imediatamente disparando com outro armlock. Roberto ainda tentou segurar, mas Mica ajustou e arrochou o golpe até ganhar os três tapinhas para sair com o título da divisão e com a premiação de cem mil reais.

Nas lutas casadas, Erich Munis superou Adam Wardzinski para defender seu cinturão absoluto. Vindo de ótima temporada nos tatames da IBJJF, que se iniciou com conquista de título no Mundial de 2024 e continuou com campanhas de ouro no Europeu e Pan-Americano deste ano, Adam carregava grandes expectativas para seu retorno ao BJJ Stars, mas o brasileiro Erich Munis simplesmente não deu espaço para o adversário mostrar seu jogo e rapidamente tomou o controle do confronto ao pular por cima da temida guarda do polonês e atacar com um armlock. Adam conseguiu escapar e ainda ficou por cima, mas Erich manteve a iniciativa durante o restante do confronto, capitalizando dois pontos com uma raspagem da guarda aberta e mais tarde raspando direto para a montada para aumentar ainda mais sua vantagem. Nos momentos finais, Adam conseguiu devolver a raspagem e ficou por cima novamente, mas a vitória ficou com o líder da Soldiers Jiu-Jitsu, que manteve seu título com um placar de oito a dois.

Outra defesa de cinturão absoluto foi realizada por Gabrieli Pessanha, que finalizou sua rival Tayane Porfírio para manter seu reinado no BJJ Stars. Trocando seu habitual jogo de guarda por uma abordagem mais arrojada em pé, Tayane mostrou sua força no início do duelo ao tentar quedar Gabi e levar a luta para fora do tatame duas vezes, levando a faixa-preta da Infight a mudar sua abordagem e puxar para a guarda já com um bote no triângulo. Sem sucesso na finalização, Gabi trocou seu alvo e atacou na omoplata para raspar, desencadeando uma troca de ataques no pé antes de escapar e fazer pressão para colocar a adversária na posição de quatro apoios. Aparentemente cansada da troca de ataques anterior, Tayane não conseguiu frear o avanço de Gabi, que rapidamente foi para as costas e encaixou ambos os ganchos, colocando Tayane com o rosto no chão e arrochando um estrangulamento de gola para manter a cinta e sua reputação como a rainha do Jiu-Jitsu.

Ainda no card, Meyram Maquiné protagonizou um dos duelos mais surpreendentes do evento ao completamente dominar Diogo “Baby Shark” Reis em duelo de kimono, saindo com a vitória por 11 a 0 após raspar e passar três vezes a guarda do atleta de Manaus. O faixa-preta da nova geração Leonardo Ferreira capitalizou duas vantagens para superar o experiente Hygor Brito, e o atleta juvenil Angelus França trouxe mais uma vitória para a Melqui Galvão ao superar Weverton Martins com uma passagem de guarda no último minuto do duelo de abertura da competição. Confira abaixo todos os resultados do BJJ Stars 15 – The History.

BJJ STARS 15 – THE HISTORY
SÃO PAULO, BRASIL
26 DE ABRIL DE 2025

FINAL GP

Mica Galvão finalizou Roberto Jimenez no armlock (2m35s)

SEMIFINAIS GP

Roberto Jimenez venceu Oliver Taza por 3 a 0 nos pontos

Mica Galvão venceu Elijah Dorsey na decisão

QUARTAS-DE-FINAL GP

Oliver Taza venceu Jonnatas Gracie na decisão

Elijah Dorsey venceu Rafael Paganini por 3 a 0 nos pontos

Roberto Jimenez venceu Izaak Michell na decisão

Mica Galvão venceu Jon Blank por 3 a 0 nos pontos

LUTAS CASADAS

Erich Munis venceu Adam Wardzinski por 8 a 2 nos pontos

Gabi Pessanha finalizou Tayane Porfírio no estrangulamento de gola (4m54s)

Meyram Maquiné venceu Diogo Reis por 11 a 0 nos pontos

Leonardo Ferreira venceu Hygor Brito por 2 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Angelus França venceu Weverton Martins por 3 a 0 nos pontos

Confira como aperfeiçoar seu Jiu-Jitsu com outras artes marciaissaiba como evitar lesões durante o treino e veja a forma correta de lavar seu kimono.

Veja também

Redes Sociais

Mais lidas

Categorias

Instagram

Youtube

Coberturas