Favoritos do Europeu 2026: Quem lidera a corrida pelo ouro em Portugal

Foto: Divulgação/IBJJF

Iniciada nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, a edição de 2026 do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu da IBJJF já chegou com tudo na capital portuguesa de Lisboa, trazendo dez áreas de luta para o tradicional Pavilhão Multiusos de Odivelas. Com nove dias de competição programados para o evento, o Europeu deixa o melhor para o final e abre as portas para a categoria Faixa-Preta Adulto a partir da sexta-feira, dia 23 de janeiro, trazendo astros do esporte para mostrar as suas valências em busca do primeiro ouro de Grand Slam do ano.

Com veteranos renomados e novatos perigosos espalhados por todas as divisões de peso, a corrida pelo topo do pódio dos faixas-pretas está mais disputada do que nunca, mas ainda assim alguns atletas inscritos se destacam como os favoritos para se tornar campeões em Odivelas, então vamos conferir os principais destaques de cada categoria nas linhas abaixo!

MASCULINO

Jalen Fonacier (Peso-Galo)

Em meio a outros nomes perigosos da divisão, o destaque dos galos fica para o americano Jalen “The Future” Fonacier. Faixa-preta da Alliance e aluno do lendário Rubens Cobrinha, Jalen recebeu sua promoção no topo do pódio do Mundial de 2024 e sacudiu completamente o cenário competitivo no ano passado, começando com sua campanha no Europeu ao superar Oziel Santos e Andrew Soares antes de acabar parado nos pontos contra Yuri Hendrex na final após uma raspagem sorrateira. Sem perder o embalo, Jalen voltou com tudo para o Pan, tirou Bebeto Oliveira na semifinal e conseguiu sua revanche contra Yuri na disputa pelo ouro, empatando em um duelo de inversões e saindo com a vitória na decisão dos árbitros. O ímpeto do americano ficou visível também no Mundial, no qual finalizou suas duas primeiras lutas, eliminou Thalison Soares por vantagens na semifinal e deixou sua guarda brilhar em novo confronto contra Bebeto Oliveira para vencer nos pontos e se tornar um campeão mundial em seu primeiro ano como faixa-preta.

Anderson Duarte (Peso-Pluma)

Na divisão de plumas, o nome a ser observado é Anderson Duarte, atleta da Soldiers Jiu-Jitsu que chega em busca do seu primeiro grande ouro na faixa-preta. Apesar de sempre acabar batendo na trave nos grandes campeonatos, Anderson segue como um dos grandes destaques da categoria e acumulou vitórias sobre nomes perigosos da atual geração de competidores em suas campanhas, superando nomes como Yuri Hendrex, Shoya Ishiguro, Kevin Gabriel e muitos outros. Vale lembrar que Anderson migrou para a Soldiers no ano passado e agora treina junto a campeões mundiais como Erich Munis e Meyram Maquiné, então essa é chance perfeita para ele mostrar seu jogo e conquistar o topo do pódio em Portugal.

Diego Pato (Peso-Pena)

Trazendo um dos elencos mais espinhosos dos últimos anos, o peso-pena conta com o condecoradíssimo Diego Pato como seu destaque. Astro da AOJ e dono do Grand Slam na temporada 2024-2025 da IBJJF, Pato vem de um ano impecável ao superar alguns dos principais nomes da categoria nas disputas de kimono, vencendo Kennedy Maciel na final do europeu, derrotando Isaac Doederlein na semifinal antes de fechar o pódio do Pan-Americano com Cole Abate e finalizando Anderson Duarte com um crossface para garantir o título no Brasileiro e firmar o Grand Slam. No Mundial, Pato fez mais uma excelente campanha e chegou na final contra seu rival Diogo “Baby Shark” Reis, jogando com muita agressividade da guarda para convencer os árbitros e abrir mais uma temporada da IBJJF no topo do pódio. Será que vem outro Grand Slam por ai?

Jackson Nagai (Peso Leve)

Representante da Checkmat, Jackson Nagai chega como o favorito na chave de pesos leves. Campeão mundial e pan-americano em 2024, passando por nomes como Yan Pica-Pau e Francisco Lo, Jackson faz seu retorno aos tatames do Europeu de Jiu-Jitsu e vem embalado após um ano produtivo em 2025. Abrindo a temporada com vitória no American Nationals, Jackson fez boa campanha no Pan e ficou com a medalha de prata, vencendo Mateus Moraes na decisão e finalizando Julio Arantes no pé antes de acabar superado nas vantagens por Alexandre Robinho durante a final. A partir daí, Jackson optou por competir na categoria Master 1 no restante da temporada e conquistou multiplas medalhas de ouro antes do fim do ano, com destaque para sua atuação no disputado Mundial Master, vencendo Alef Brito na finalíssima para conquistar mais um título para sua carreira.

Tainan Dalpra (Peso Médio)

O que dizer de Tainan Dalpra que ele mesmo já não mostrou no tatame? O astro da AOJ hoje é considerado um dos maiores atletas da sua geração, então não é surpresa que ele chega como o grande destaque do peso médio. Vindo de mais um ano impecável, Tainan conquistou os títulos do Europeu e Pan-Americano de 2025 em duelos contra o perigoso Andy Murasaki, ambas as vezes nos pontos, e fez uma campanha memorável no Brasileiro, finalizando todos os adversários antes de chegar na finalíssima e superar o americano Elijah Dorsey na pontuação. O brasileiro não desacelerou no Mundial e conquistou o tricampeonato, finalizando Bruno Bressan nas quartas-de-final, vencendo Ronaldo Júnior nas semis e tirou Rolando Samson com uma raspagem e uma passagem para conquistar o topo do pódio. Com o ouro no Mundial, que marca o fim da temporada anterior e o início da 2025-2026, Tainan segue como uma aposta segura para o Grand Slam da IBJJF.

Uanderson Ferreira (Peso Meio-Pesado)

No Meio-Pesado, o destaque fica para Uanderson Ferreira, Faixa-preta da Carlon Gracie Team. Conhecido por fazer movimentos plásticos durante seus confrontos, Uanderson traz a certeza de um show no tatame ao equilibrar estratégia e técnica com a vontade dar um show para o público. Figura frequente nos pódios da IBJJF e da AJP, o brasileiro se destacou ao se tornar campeão sul-americano em 2023, ano no qual foi promovido à faixa-preta, e vem de boa temporada em 2025, mordendo o bronze no Europeu e no Brasileiro antes de ficar com o ouro peso e absoluto no Rio Winter.

Leonardo Ferreira (Peso Pesado)

Chegando como o destaque da categoria de pesados, Leonardo Ferreira ingressa no Europeu de 2026 em busca de seu primeiro grande título na faixa-preta. Atleta da Alliance promovido em 2024, Leonardo entrou de cabeça erguida para competir em meio à elite do esporte no ano passado e foi finalista no Europeu, Brasileiro e Mundial de Jiu-Jitsu, acumulando vitórias sobre nomes como Rider Zuchi, Pedro Machado e Elder Cruz em suas campanhas. Vale lembrar que o oponente final do brasileiro em todos os três campeonatos foi ninguém menos que o experiente Adam Wardzinski, que mesmo com seu jogo consolidado e inúmeros títulos em sua carreira, precisou suar para superar Leonardo nos três encontros.

Erich Munis (Peso Super-Pesado)

Líder da Soldiers Jiu-Jitsu, Erich Munis chega como o favorito da chave de super-pesados do Europeu 2026 e promete grandes atuações para conquistar seu primeiro ouro do ano. Fazendo uma temporada excelente em 2025, Erich debutou sua nova academia no palco do Brasileiro de Jiu-Jitsu com desempenho dominante no peso e absoluto, pegando o primeiro título com um armlock sobre Nolan Stuart na final. Já no peso aberto, Erich finalizou João Victor “Bob” e Anderson Kauan, superou Pedro Machado nos pontos e então superando Marcus Scooby na disputa do ouro com uma raspagem nos primeiros momentos do confronto. O Mundial trouxe mais um ouro duplo, reinando sobre a divisão de super-pesados com nova vitória sobre Nolan Stuart e superando nomes como Anderson Kauan e Luis Cantareira para fazer voltar a subir no topo do pódio.

Seif-Eddine Houmine (Peso Pesadíssimo)

O grandalhão da GFTeam Seif-Eddine Houmine é o destaque da divisão de pesadíssimos. Faixa-preta marroquino radicado em Paris, Seif-Eddine recebeu sua promoção em 2018 e passou a dominar as competições de Jiu-Jitsu na França, botando suas valências à prova para ficar também com o bronze no Europeu de 2019, a prata no Europeu de 2020 e voltar ao terceiro lugar da competição em 2023. Já em 2024, Seif-Eddine fez excelente campanha no Mundial de Jiu-Jitsu, com direito a vitória por finalização sobre Marcus Scooby, e saiu com a medalha de ouro, se tornando o primeiro marroquino a conquistar o título mundial da IBJJF na faixa-preta.

FEMININO

Thais Loureiro (Peso-Galo)

Representando a Atos, Thais Loureiro ingressa na competição em busca de seu terceiro título no Europeu de Jiu-Jitsu. Campeã também na edição de 2022, Thais voltou a se destacar em Portugal com seu refino técnico e alcançando a final contra Yasmyn Castro, puxando logo de início e saindo no pé com uma rápida chave de pé. Thais pegou ainda a medalha de bronze no Pan e a prata no Brasileiro, mas seu verdadeiro destaque em 2025 foi no circuito sem kimono, no qual ela ficou com o ouro no Brasileiro, Europeu e Mundial.

Mayssa Bastos (Peso-Pluma)

A condecorada Mayssa Bastos faz seu retorno a Odivelas e chega como o destaque do peso-pluma. Faixa-preta da AOJ, Mayssa vem de mais um ano forte competindo no circuito de kimono da IBJJF, pegando ouro no Europeu do ano passado com finalização sobre Jessica Caroline, ficando com o bronze no Pan-Americano, vencendo Thais Loureiro com o placar plástico de 28 a 0 nos pontos para ficar com o título no Brasileiro, e conquistando seu hexacampeonato no Mundial ao superar Mariana Rolszt, também nos pontos.

Cassia Moura (Peso-Pena)

Chegando como destaque dos penas, Cassia Moura traz seu jogo agressivo para disputar seu primeiro Europeu de Jiu-Jitsu. Representante da Lead BJJ vindo de conquista de título no Mundial sem pano em dezembro, Cassia teve seu primeiro ano como faixa-preta em 2025 e rapidamente se consolidou como um dos grandes nomes da atual geração de competidoras, vencendo Larissa Campos na semifinal antes de acabar superada por Maria Luiza Nunes na final do Pan-Americano e pegando o ouro no brasileiro, com vitória sobre Emily Nicholson, revanche vitoriosa contra Maria Luiza Nunes e vitória nos pontos sobre a experiente Margot Ciccarelli na finalíssima. No Mundial, Cassia acabou parada por Larissa Campos durante as semis, mas ainda assim fez boa campanha para ficar com a medalha de bronze.

Sarah Galvão (Peso Leve)

Prodígio da Atos e nome do momento no cenário internacional, Sarah Galvão faz sua primeira participação em um torneio de Grand Slam da IBJJF como faixa-preta. Promovida no pódio do Mundial do ano passado, a filha de André e Angélica Galvão vem chamando a atenção da comunidade do Jiu-Jitsu desde às faixas coloridas e fez seu debute como faixa-preta conquistando o ouro duplo no Campeonato Ásiatico de Jiu-Jitsu da IBJJF antes de pegar mais um título no disputado Pan-Americano sem kimono. Com a virada do ano e a volta dos eventos de Jiu-Jitsu tradicional, Sarah tem a chance de provar de uma vez por todas que seu grande talento não se limita ao Grappling e promete muita ação ao buscar seu espaço em meio à elite do esporte.

Lilian Marchand (Peso Médio)

O destaque dos médios no feminino fica para Lilian Marchand, mais uma atleta da Atos que foi promovida recentemente à faixa-preta. Competidora canadense radicada nos Estados Unidos, Lilian recebeu sua promoção no pódio do Mundial de 2025, no qual saiu com a medalha de prata, e rumou para os Emirados Árabes Unidos para competir no Abu Dhabi World Pro, finalizando duas de suas quatro lutas e vencendo Tamara Toros no pontos para ficar com a medalha da divisão até 62kg. De volta à IBJJF, Lilian ingressou no Mundial sem kimono e garantiu o título dos médios com finalizações sobre Jaine Fragoso, Brianna Ste-Marie e, na finalíssima, Amanda Bruse.

Maria Carolina Vicentini (Peso Meio-Pesado)

Representando a Art of Jiu-Jitsu, Maria Carolina Vicentini é o destaque do meio-pesado. Após bater na trave do Pan-Americano e ficar com o bronze no Brasileiro em 2024, “Maca” voltou com tudo para a temporada de competições de 2025 e conquistou a medalha de ouro em ambos os campeonatos. No Pan, a faixa-preta finalizou Nadia Frankland e conquistou vitória nas vantagens sobre Nia Blackman antes de chegar na finalíssima, jogando muito bem da guarda e quase raspando duas vezes para vencer a francesa Aurelie Le Vern também nas vantagens. Já no Brasileiro, Maca tirou Natasha Santos com um armlock, venceu Sabatha Laís na decisão e voltou a esbarrar com Aurelie na final, desenvolvendo melhor por baixo e contabilizando três raspagens para vencer nos pontos.

Yara Soares (Peso Pesado)

Entrando de cabeça na chave de pesados, Yara Soares chega como a favorita em busca de seu primeiro título no Europeu como faixa-preta. Atleta veterana da Fratres, Yara vem de mais um ano forte no circuito internacional da IBJJF, com destaque para sua conquista do ouro no Brasileiro de Jiu-Jitsu, superando Izadora Cristina nas vantagens e pegando Melissa Cueto com um estragulamento de gola antes de encaixar um estrangulamento arco-e-flecha para eliminar Tamiris Silva na finalíssima.

Gabi Pessanha (Peso Super-Pesado)

No peso super-pesado, a Rainha do Jiu-Jitsu Gabi Pessanha volta a ser destaque na corrida pelo ouro. Vindo de Grand Slam na temporada 2024-2025, Gabi fez outro ano muito forte nos tatames da IBJJF no ano passado, com ouro duplo no Europeu, Pan-Americano e Mundial de Jiu-Jitsu, além de ficar com o título absoluto no Brasileiro e defender sua coroa no palco do The Crown, vencendo sua rival de longa-data Tayane Porfírio por pontos na finalíssima.

Veja também

Redes Sociais

Mais lidas

Categorias

Instagram

Youtube

Coberturas