Túnel do tempo: Relembre o primeiro Europeu de Jiu-Jitsu e seu impacto no esporte

Para muitos, o início do ano é um momento de desacelerar, aproveitar as férias das crianças e se preparar fisica e mentalmente para mais um ano de trabalho. Já no caso da arte suave, esse período fica muito mais intenso com a chegada de um dos maiores e mais importantes eventos do calendário da IBJJF: O Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, que este ano será realizado entre os dias 15 e 24 de janeiro.

Com mais de 20 anos de tradição, o Europeu teve sua primeira edição realizada em 2004 e representou uma aposta ousada por parte da IBJJF, que deu um grande passo para sua expansão internacional ao ter sucesso em um mercado fora do eixo Brasil-EUA. O local escolhido foi a capital portuguesa de Lisboa, que provou ter a capacidade logística e o público para se tornar o lar do torneio por muitos anos, atraindo competidores assíduos de todas as partes da Europa e até mesmo de outros continentes.

Não é exagero dizer que o Europeu de 2004 foi um divisor de águas na profissionalização do Jiu-Jitsu. Contando com nomes como Lucio Lagarto, Wellington Megaton e Carlos Vieira, o campeonato trouxe ídolos da época para competir em solo português e prontamente causou uma explosão no mercado local da arte suave, resultando na abertura de inúmeras academias em Lisboa e nos arredores, além de abrir espaço para a chegada de ainda mais astros nos anos seguintes. O torneio que inicialmente era uma oportunidade de “passear na Europa e lutar” ficou cada vez maior e hoje é uma etapa essencial de atletas em busca de consolidação no cenário internacional.

Número de inscrições também não foi um problema no Europeu de 2004. Na época, viver do Jiu-Jitsu era uma tarefa ainda mais desafiadora, então viajar para competir não era uma prática tão comum quanto é hoje em dia, mas mesmo assim o torneio conseguiu acumular um bom número de atletas e premiou mais de 200 medalhas entre 92 categorias de peso e idade antes mesmo de se consolidar como um dos eventos de maior importância da IBJJF. Mais de 20 anos depois, em 2026, o Europeu de Jiu-Jitsu quebrou seu próprio recorde de participação com mais de seis mil atletas inscritos para colocar suas valências à prova no torneio.

Hoje um torneio de renome e um destino inevitável para atletas almejando o sonhado Grand Slam, o Europeu cresceu junto com o próprio esporte para se tornar um dos pilares do calendário da IBJJF, acompanhando a evolução do Jiu-Jitsu no cenário internacional e ajudando o crescimento do esporte ao redor do mundo. O Europeu não apenas abre o ano competitivo em alto nível como também simboliza o alcance global da arte suave, reunindo atletas de diferentes gerações e nacionalidades em um palco que continua fazendo história em cada edição.

Veja também

Redes Sociais

Mais lidas

Categorias

Instagram

Youtube

Coberturas