UFC BJJ 5: Musumeci e Ronaldo defendem cinturões

Duas disputas de título marcaram a estreia do UFC BJJ no Canal Combate, com evento realizado em Las Vegas nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro. O UFC BJJ 5 reuniu seus competidores no UFC Apex, no card com nove lutas e atrações de peso, como os campeões Mikey Musimeci e Ronaldo Junior defendendo seus cinturões, Nicholas Meregali voltando ao cenário competitivo com vitória, e finalização relâmpago de Jalen Fonacier na primeira luta do card.

Na luta principal, Mikey Musumeci teve que suar para vencer Shay Montague. Acostumado a jogar por baixo, Mikey encarou um guardeiro de elite, assim como é o próprio Mikey. Muito flexível, o escocês Shay colocou no seu fundamento e trouxe sempre na guarda, com as pernas bem próximas do corpo. Mikey, por sua vez, mostrou um jogo técnico de passagem de guarda, chegando na lateral alguma vezes. Contudo, para vencer, teve que voltar para baixo. Ao trabalhar por cima, Miley viu a chance de sentar e encaixar uma chave de pé reta, defendendo a cinta dos galos.

Nas luta coprincipal, Ronaldo Júnior trabalhou com sua pressão costumeira por cima para superar o pai da tarikoplata, Tarik Hopstock, defendendo o cinturão dos médios. Outro ponto alto do card foi a volta de Nicholas Meregali ao grappling, depois de longo hiato para se recuperar da lesão no ADCC 2024. Na disputa contra Nico Maglicic, o australiano tentou impor o ritmo com bastante força física no começo, mas Nicholas controlou cada ação da luta, tentou finalizar algumas vezes ao longo do segundo assalto e venceu na decisão dos árbitros, sem sustos.

Antes, Andy Murasaki cravou de vez sua vaga na disputa de cinturão dos meio-médios . Foi perigoso ao longo de toda a luta e deu seu ataque saindo da guarda pro armlock reto, girando no eixo para finalizar no armlock traicional. Outros destaques ficaram para Rebeca Lima, que após duelo equilibrado com Taylor Hishaw contra atacou uma chave de Taylor velozmente no estima lock, numa precisão espantosa; e para Jalen Fonacier, que tentou um imanari roll contra Bebeto Oliveira e caiu com o heel hook já encaixado, com apenas 19s de combate.

Confira os resultados completos nas linhas abaixo!

UFC BJJ 5
UFC Apex – Las Vegas, NV
12 de fevereiro de 2026

Mikey Musumeci finalizou Shay Montague na chave de pé no R2
Ronaldo Junior venceu Tarik Hopstock na decisão dos jurados
Nicholas Meregali venceu Nico Maglici na decisão dos jurados
Andy Murasaki finalizou Andy Varela no armlock no R1
Rebeca Lima finalizou Taylor Hishaw no estima lock no R2
Jonnatas Gracie venceu Yan Pica-Pau na decisão
Rerisson Gabriel venceu Landon Elmore na decisão dos jurados
Carol Brunácio venceu Mona Bailey na decisão dos jurados
Jalen Fonacier finalizou Bebeto Oliveira no heel hook no R1

Veja também