Realizado na última sexta-feira, dia 25 de julho, o Who’s Number One fez seu primeiro evento na cidade de Miami, com 11 duelos distribuidos entre card principal e preliminar tomando conta do Mana Wynwood Convention Center para o WNO 29. Nas lutas principais, Vagner Rocha levou a melhor sobre Kit Dale na decisão e Adele Fornarino destrunfou um ataque fulminante no pé para finalizar Jasmine Rocha. Confira os principais desdobramentos da competição abaixo.
O grande campeão da noite foi o veterano Vagner Rocha, que ingressou no card para encarar Kit Dale, atleta americano que se destacou na edição anterior do WNO ao superar o lendário Xande Ribeiro após levar a luta para baixo e manter o brasileiro sob pressão até o fim do tempo. Desta vez, no entanto, Dale não conseguiu exercer sua pressão até ser tarde demais, com Vagner usando seu jogo agressivo para cansar seu adversário em pé antes de cinturar e levar a luta para o chão quase nas costas do americano. Dale resistiu e repôs a guarda, mas Vagner manteve a pressão por vários minutos com as tentativas de passagem e, após levantarem, conseguiu uma queda limpa no double-leg. O americano só conseguiu ficar por cima com quatro minutos para o fim da luta, ao escapar de outra tentativa de pegar as costas, e começou a fazer pressão, mas Vagner evitou as passagens e até mesmo tentou alguns estrangulamentos da guarda para sair com a vitória na decisão.
Na luta co-principal, Adele Fornarino usou um ataque muito sorrateiro no pé para finalizar Jasmine Rocha. Chegando como favorita após conquistar o duplo ouro no ADCC 2024 e ficar com o cinturão de peso-palha no WNO, Adele mostrou sua estratégia desde os primeiros momentos do combate, abrindo com puxada e imediatamente dando bote na chave de pé. Jasmine evitou o perigo e contragolpeou, dando inicio a disputa de ataques no pé que durou alguns minutos até a atleta da VRMA levantar. Jasmine então mergulhou com outra chave de pé, dessa vez com mais perigo, e Adele precisou girar para evitar o arrocho, mas a australiana viu sua chance durante o movimento e rapidamente lançou seu heel hook, fazendo muita pressão e conquistando os três tapinhas da filha de Vagner Rocha, que saiu mancando do tatame.
Antes, Roberto Jimenez usou seu gás quase infinito para levar a melhor sobre Ryan Aitken na decisão. Agressivo do início ao fim, Roberto primeiro tentou quedar e depois usou uma tentativa de puxada de Aitken para bater com perigo na lateral, escorregando para as costas e lançando várias tentativas de estrangulamento antes de partir para a montada e atacar com um triângulo de mão. Aitken resistiu bem e eventualmente conseguiu se desvencilhar do adversário, mas sua energia ficou muito desgastada após ficar quase dez minutos sob ataque e o impacto foi visível, com o americano puxando novamente após breve disputa de pegadas em pé. Por sua vez, Roberto aproveitou a oportunidade para chegar nas costas novamente e depois partiu para fazer pressão na guarda de Aitken, chegando no norte-sul e tentando outro triângulo de mão nos momentos finais.
Ainda no card principal, Max Hanson conseguiu uma vitória suada sobre Gianni Grippo. Hanson chegou ao evento de última hora como uma substituição para Owen Jones, mas mostrou muito preparo físico e técnico ao encarar a guarda traiçoeira de Grippo, que atacou e defendeu constantemente usando seu berimbolo. Na segunda metade do confronto, no entanto, Gianni mudou a tônica ao raspar com um single-leg e ficar por cima até o fim do tempo, tentando achar espaço para passar enquanto Max trazia perigo com ataques da meia-guarda. No fim de tudo, os jurados decidiram que Hanson foi mais efetivo e deram a vitória para o atleta canadense.
Outro nome de destaque na noite de lutas do WNO 29 foi Roosevelt Sousa, que encaixou uma justa americana no pé para superar Igor Tanabe. Abrindo o duelo por baixo com giro para atacar no pé, Roosevelt variou para a guarda x e conseguiu a reversão para cima de Igor, que usou uma tentativa de passagem para escorregar com perigo para as costas. Muito ágil, Roosevelt girou e conseguiu evitar a posição antes de partir com tudo para uma americana no pé, arrochando com força para finalizar seu adversário e sair com a vitória.
Contabilizando mais uma vitória para o Brasil, Luccas Lira usou sua pressão esmagadora para suprimir Sean Yadimarco e sair vitorioso na decisão. Yadimarco se destacou bastante nos momentos iniciais do confronto, mostrando uma guarda muito agressiva para tentar raspar e atacar no pé do brasileiro, mas Luccas se segurou por cima até o americano cansar e passou a controlar as movimentações, bombardeando a meia-guarda escudo de Yadimarco durante a maior parte do confronto e conseguindo uma queda nos minutos finais para ganhar de vez o apoio dos jurados.
Na abertura do card principal, Michael Sainz derrotou Natan Chueng e conquistou sua segunda vitória consecutiva na organização. Com sua agilidade e pressão quase constante, Sainz deixou o brasileiro estreante a ver navios em Miami, circulando Natan para tentar passar a meia-guarda por fora, disparando um ataque no pé ao ser raspado na metade do confronto e depois voltando a ficar por cima e mantendo o faixa-preta do Brasil na defensiva até os momentos finais para ganhar na decisão.
No card preliminar, Gesias Cavalcante finalizou Jake O’Driscoll com contragolpe no heel hook, a atleta de 13 anos de idade Joslyn Molina abriu a caixa de ferramentas e dominou completamente Amy Grande antes de encaixar um estrangulamento pelas costas, André Porfirio usou seus ataques de pé para convencer os jurados e derrotar Linus Von Schrenk, e Tristan Sainz usou sua agilidade para manter Matias Jimenez na defensiva e vencer a primeira luta da noite na decisão. Confira os resultados completos do WNO 29 abaixo e fique ligado no BJJPress para saber tudo sobre os principais eventos do mundo do Jiu-Jitsu.
WNO 29
MIAMI, FLORIDA
25 DE JULHO DE 2025
Vagner Rocha venceu Kit Dale na decisão
Adele Fornarino finalizou Jasmine Rocha no heel hook (11:37)
Roberto Jimenez venceu Ryan Aitken na decisão
Max Hanson venceu Gianni Grippo na decisão
Roosevelt Sousa finalizou Igor Tanabe na americana no pé (12:02)
Luccas Lira venceu Sean Yadimarco na decisão
Michael Sainz venceu Natan Chueng na decisão
CARD PRELIMINAR
Gesias Cavalcante finalizou Jake O’Driscoll no heel hook (7:32)
Joslyn Molina finalizou Amy Grande no estrangulamento pelas costas (5:05)
André Porfirio venceu Linus Von Schrenk na decisão
Tristan Sainz venceu Matias Jimenez na decisão