Quais são as finalizações mais eficazes para iniciantes no Jiu-Jitsu?

Foto: Divulgação IBJJF

Possibilitando que alunos façam uso de todas as partes de seu corpo para ataque e defesa, o Jiu-Jitsu é frequentemente comparado com um jogo de xadrez, já que exige tanto da estratégia quanto do conhecimento técnico. Os ataques de finalização, por exemplo, precisam ser executados com quase perfeição, já que um movimento displicente ou feito no momento errado pode resultar em um contra-golpe e custar a vitória em um confronto. Mas com tantas ferramentas proporcionadas pela arte suave, a pergunta mais óbvia permanece: Afinal de contas, quais são as finalizações mais eficazes do Jiu-Jitsu?

A eficácia de um ataque vai sempre depender da situação em que o praticante se encontra, mas algumas finalizações são mais simples de alinhar e podem ser executadas em diversas posições, como é o caso do armlock. Um dos ataques mais básicos do Jiu-Jitsu, o armlock é ensinado ainda na faixa-branca e é fácil de entender o porquê, já que ele ajuda a introduzir o conceito de alavanca, é fácil de aprender e, como foi estabelecido anteriormente, pode ser usado a partir de inúmeras posições, desde a guarda fechada até a montada. É importante, no entanto, prestar muita atenção na hora do ajuste, já que um pequeno erro pode dar brecha para o adversário partir direto para o contra-ataque ou até mesmo ir direto para o controle lateral.

Outra finalização que é fácil de entender e é emblemática do Jiu-Jitsu é o mata-leão. Não tão simples de executar quanto o armlock, já que é preciso estar nas costas do oponente, o mata-leão compensa com sua praticidade, não deixando o praticante muito exposto na hora de dar o bote, e com sua eficácia, funcionando bem independente das particularidades do adversário. Um atleta mais flexível pode resistir a alavanca de um armlock por tempo suficiente para contra-atacar, mas um mata-leão bem encaixado derruba até o mais resistente dos oponentes com rapidez. Não é atoa que é um dos movimentos mais utilizados em competições com e sem kimono.

Falando em estrangulamentos, o triângulo é outra excelente opção para quem está jogando por baixo. Finalização clássica partindo da guarda fechada, o triângulo é outro ataque apresentado ainda nas primeiras aulas de Jiu-Jitsu, já que ensina controle de quadril, os principios básicos de um estrangulamento e a importância de ajustar bem antes de tentar o arrocho. Um triângulo bem executado tira o praticante de uma posição quase totalmente defensiva, traz alto risco de finalização e, se tudo der errado, abre espaço para tentar transições para outros ataques, como armlock e omoplata, ou até mesmo uma raspagem.

Seu arsenal de finalizações está em dia? Então confira alguns conceitos básicos para a passagem de guarda, as principais técnicas de cada faixa no Jiu-Jitsu e como evitar lesões durante suas sessões de treinamento.

Veja também