Foto: Lu’nivers Athletics / IBJJF
Um dos aspectos do Jiu-Jitsu que mais chama a atenção da comunidade é a competição, e é fácil entender o porquê. Mesmo sem intenção de se tornar um atleta e investir em uma carreira esportiva, praticantes da arte suave podem acompanhar e se inspirar em grandes nomes do esporte, ver a arte marcial sendo levada ao máximo da efetividade, ou até mesmo dar apoio a colegas de treino que buscam refinar suas técnicas nos tatames competitivos. Mas com múltiplas organizações realizando inúmeros torneios ao redor do mundo durante o ano inteiro, fica o questionamento: Qual é o maior campeonato de Jiu-Jitsu?
Se estamos falando do Jiu-Jitsu tradicional, usando o kimono, a resposta é o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF. Geralmente realizado no meio do ano, o Mundial sinaliza o início de uma nova temporada na federação e atrai os maiores atletas do esporte para seus tatames todos os anos, oferecendo um dos títulos mais cobiçados do esporte e a chance de se colocar no topo da esfera competitiva. Junto ao Europeu, Pan-Americano e Brasileiro de Jiu-Jitsu, o Mundial faz parte dos chamados “Torneios de Grand Slam” da IBJJF, com poucos atletas na história do esporte conseguindo a façanha de conquistar a medalha de ouro em todas as quatro competições na mesma temporada.
Já no sem kimono, a maior competição é o Abu Dhabi Combat Club, mais conhecido como ADCC. Realizado uma vez a cada dois anos, o ADCC foi inaugurado nos Emirados Árabes Unidos em 1998 e passou a ser itinerante a partir de 2003, promovendo duelos memoráveis ao redor do mundo nos anos seguintes com um conjunto de regras que favorece a agressividade dos atletas e permitindo movimentos e finalizações que são proibidas em organizações como a IBJJF. Com o Jiu-Jitsu sem kimono ganhando cada vez mais espaço cenário internacional do esporte, outros grandes eventos surgiram para rivalizar a hegemonia do ADCC, como o Craig Jones Invitational, que é promovido anualmente pelo famoso atleta australiano, e o AIGA, que coloca seus competidores para integrar times e disputar em um formato de liga competitiva.
Pensando em competir? Saiba como funciona a contagem de pontos na IBJJF, como fazer sua carteirinha na CBJJ e como evitar lesões durante seu treino.










