Foto: Divulgação IBJJF
Com os primeiros campeonatos oficiais realizados na década de 1990, o Jiu-Jitsu esportivo foi responsável pelo surgimento de nomes históricos que deixaram suas marcas na arte suave, não só colecionando títulos mas também definindo padrões técnicos, revolucionando posições e ajudando o esporte a alcançar o patamar global que ele ocupa atualmente. Hoje com eventos realizados o ano inteiro, inúmeras organizações e um número ainda maior de astros competindo nos tatames, uma pergunta inevitável surge: Quem é o maior campeão do Jiu-Jitsu?
A resposta para essa pergunta depende do critério que está sendo observado, mas se formos levar em conta apenas o número de títulos conquistados no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF, Marcus “Buchecha” Almeida é o nome a ser superado. Faixa-preta da Checkmat atualmente buscando uma carreira no MMA, Buchecha é considerado um dos maiores atletas a competirem na arte suave e é fácil entender o porquê, já que o brasileiro conta com nada menos do que 13 títulos mundiais em sua carreira, conquistando o ouro no peso e absoluto do torneio em 2012, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2019, além de liderar o pódio dos pesadíssimos em 2018.
No feminino, temos a Rainha do Jiu-Jitsu Gabi Pessanha. Atleta da Infight residente da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Gabi é unânimidade nos tatames com seu jogo versátil e é uma das maiores candidatas a superar o recorde de Buchecha, faturando o ouro duplo no Mundial de Jiu-Jitsu consecutivamente entre 2021 e 2025 para totalizar dez títulos além de inúmeros Grand Slams ao conquistar o Europeu, Pan e Brasileiro nas mesmas temporadas.
Já no Jiu-Jitsu sem kimono, a coroa de maior campeão fica para o faixa-preta da Kingsway Gordon Ryan. Atleta estadunidense natural de Nova Jersey, Gordon despontou no cenário internacional com sua atuação no ADCC 2017, passando por nomes como Romulo Barral e Xande Ribeiro para conquistar o título, e se sagrou como o maior competidor da organização desde então, conquistando peso e absoluto em 2019, vencendo na divisão e na superluta em 2022, e mais recentemente, vencendo duas lutas casadas consecutivas em 2024 para totalizar sete ouros conquistados no Abu Dhabi Combat Club.
Quer se tornar um grande competidor? Confira os principais aspectos da contagem de pontos na IBJJF, como fazer sua carteirinha na CBJJ e algumas artes marciais que prometem elevar seu Jiu-Jitsu a um novo patamar.










